quinta-feira, 16 de abril de 2015

Então, pensas que sabes falar português?

Então, voltamos assim, outra vez, a falar do bom do português(olhanensemente falande). Hoje como todos os dias levantei-me e dirigi-me para o meu super trabalho. 
Qual não é o meu espanto, quando por magia(muito negra por acaso), fui deparada e parada (literalmente) por duas pessoas (quais os nomes não podem ser nada  pronunciados). 
Fui parada porquê? Entre outras coisas mais que não posso pronunciar e sinceramente nem merecem ser pronunciadas, dei por mim a ser dada uma "mini aula" de Português.
Normalmente quando tenho alguma questão ou não entendo algo que se diz, ou alguém me diz, recorro a frases como: "Como assim?" ou "Então?".  Dei por mim a ser corrigida por duas pessoas, uma delas dá erros ortográficos de me fazer derreter os olhos. E como se não fosse o suficiente, ainda tiveram a infeliz ideia de dizer que essa espressão era um tanto de falta de educação ou até rude. Português é uma das línguas que mais palavras tem, ou seja, é muito provável que existam "n" variações e expressões para se dizer a mesma coisa. Interpretem da maneira como queiram, português é português, e eu pretendo falá-lo como me foi ensinado. 
as·sim 
advérbio
1. Deste (daquele ou dessemodo.
2. Do mesmo modo.
conjunção
3. Logoporém.

assim como• Da mesma forma que ou à semelhança de.
assim como assim• De qualquer maneira (ex.: assim como assimnão vamos resolver nadapor isso nem vale a pena tentarmos).
assim que• Usa-se para indicar uma sequência imediata de acções ou situações. = LOGO QUE
assim seja• Usa-se para dar aprovação incondicional. = AMÉM
como assim• Usa-se interrogativamente para pedir explicação ou esclarecimento sobre o que foi dito anteriormente.

"assim", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/assim [consultado em 16-04-2015].

Ska duch! ou lá como se diz..

Nenhum comentário: