Qual não é o meu espanto, quando por magia(muito negra por acaso), fui deparada e parada (literalmente) por duas pessoas (quais os nomes não podem ser nada pronunciados).
Fui parada porquê? Entre outras coisas mais que não posso pronunciar e sinceramente nem merecem ser pronunciadas, dei por mim a ser dada uma "mini aula" de Português.
Normalmente quando tenho alguma questão ou não entendo algo que se diz, ou alguém me diz, recorro a frases como: "Como assim?" ou "Então?". Dei por mim a ser corrigida por duas pessoas, uma delas dá erros ortográficos de me fazer derreter os olhos. E como se não fosse o suficiente, ainda tiveram a infeliz ideia de dizer que essa espressão era um tanto de falta de educação ou até rude. Português é uma das línguas que mais palavras tem, ou seja, é muito provável que existam "n" variações e expressões para se dizer a mesma coisa. Interpretem da maneira como queiram, português é português, e eu pretendo falá-lo como me foi ensinado.
as·sim
"assim", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/assim [consultado em 16-04-2015].
advérbio
1. Deste (daquele ou desse) modo.
2. Do mesmo modo.
conjunção
3. Logo; porém.
assim como• Da mesma forma que ou à semelhança de.
assim como assim• De qualquer maneira (ex.: assim como assim, não vamos resolver nada, por isso nem vale a pena tentarmos).
assim que• Usa-se para indicar uma sequência imediata de acções ou situações. = LOGO QUE
assim seja• Usa-se para dar aprovação incondicional. = AMÉM
como assim• Usa-se interrogativamente para pedir explicação ou esclarecimento sobre o que foi dito anteriormente.
"assim", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/assim [consultado em 16-04-2015].
Ska duch! ou lá como se diz..
Nenhum comentário:
Postar um comentário